Quando nos limitamos...




Quando nos limitamos, perdemos o poder, a glória, o dom, do entendimento.
Limitar-se é algo que já deveria ter sido superado por aqueles que se consideram os seres mais inteligente da Terra.

Limitar-se é não entender a EVOLUÇÃO, seja ela a que for, pois, a palavra em si já significa uma mudança. É então, não entender a Evolução dos seres, como na biologia em referencia a teoria da Seleção Natural de Darwin, onde a “Evolução é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo”.

Ou então, não entender que a sociedade, e sua dinâmica, evolui com o seres, é como diz Norbert Elias, sociólogo alemão, que descreve a Evolução Social ou Cultural como “um processo onde as culturas e as sociedades se desenvolvem através do tempo, na qual as tecnologias, estrutura social, valores da sociedade, e ‘comos’ e ‘porquês’ mudam com o tempo.”

Limitar-se é não entender que, em uma visão da Doutrina Espírita, sob a ótica da Lei da Evolução em relação à Lei do Progresso, uma das dez "Leis Morais" a que se refere Allan Kardec na Parte Terceira de O Livro dos Espíritos, onde segundo esse princípio, “tudo o que existe está em contínua evolução, o Universo, os mundos e os seres, tanto os animados quanto os inanimados, isoladamente ou em conjunto.”

Limitar-se então é agir contra as Teorias da Evolução? De certa forma, sim!



Limitar-se, hoje, é algo tão démodé, fora de moda como diriam os franceses, quanto usar calça boca de sino para ir à uma festa Rave, festa regada a musica eletrônica. Pode ser!

São opiniões. Baseadas em que? Bom, baseadas em leituras e observações pessoais.

Exemplifico usando um tema atual, amplamente noticiado. Nosso Superior Tribunal de Justiça, em votação unânime aprovou a união estável entre pessoas do mesmo sexo. (lnk G1.com)Para uns isto é um marco histórico de EVOLUÇÃO social, moral e de direito humanos. Para outros, uma a afronta a valores morais e éticos, a religião.
Mas por que?
Porque estes limitam-se, a não entender que a EVOLUÇÃO, faz parte do mundo, do universo, da vida, das coisas!

A exemplo do juiz de Goiânia, que anulou a união estável de um casal homoafetivo por que segundo ele, isto não é família, logo não está amparado pela constituição, onde diz que uma unidade familiar é composta de um homem e uma mulher, para obtenção de prole. (link G1.com)
Ele limita-se a enxergar apenas os valores morais da constituição, criada em um tempo onde aquelas eram sim as referencias de família, amor, sexo e relacionamento, mas a sociedade evoluiu, as pessoas evoluíram, o sexo evoluiu.

Não julgo ou condeno a atitude do juiz, se como ele diz, fez o que a lei manda. Mas volto a dizer, limitou-se. Limitou-se a não entender o outro, a não ver a evolução social, apropria constituição onde em seu inicio diz, “perante a lei todos são iguais”, e a não perceber que está indo contra a maré. Em pesquisa publicada pelo Ibope esta semana, a sociedade já entende que esta é uma realidade ou seja não há volta.  (link G1.com) Na verdade nunca houve volta, pois o homossexualismo já é realidade desde o império grego.

Quanto a religião,digo apenas, que Deus não comete erros, certo? Não é isto que ouvimos desde crianças, onde nos dizem que Deus é o senhor de tudo e todos, que criou o mundo e os seres? Logo, ele não comete erros, parafaseado a letra da musica Born this Way da Lady Gaga, se estamos todos aqui, brancos, azuis, verde ou negros é por que ele nós permitiu.

A EVOLUÇÃO, não para... ela é continua, as novas gerações, a exemplo da Gen Y e Z, já estão em outra “vibe” onde rótulos sexuais ou quaisquer que seja este não existem amis, ou, não melhoram nem pioram o individuo, onde ser você é estar na moda. Já era possível notar este aspecto desta geração se observássemos países de primeiro mundo, onde o cidadão é o cidadão e tem os direitos que lhe cabem, e onde todos são iguais em direitos e deveres, e ponto. Como Canadá, Suécia, Holanda etc... Será que é por aceitarem a EVOLUÇÃO que eles estão no primeiro escalão? Será?



Em suma, o que quis defender é que, Limitar-se é ruim, simplesmente por que estamos nos limitando por valores, leis, padrões, dogmas criados por homens, iguais a nós, mas que os criaram com interesses de sua época, criar reinos, nações, empregados. Dominar as massas, calar a opinião dos que divergem. Fomentar religiões e crenças.
Atualmente, Limitar-se não cabe mais, mas sim Evoluir, e, entender que tudo evolui, inclusive nós, eu, ele e ela, e também, você!

Um poema para iniciar o blog

When the light goes off...

When the light goes off
Everything became dark
When the light goes off
The mess goes away
When the light goes off
The pleasure takes place

When the light goes off
My dreams turn to real
When the light goes off
The real turns to unreal
When the light goes off
My body relaxes in fantasy

When the light goes off
My mind stops thinking
When the light goes off
All seems right
When the light goes off
The right seems perfect

When the light goes off
This feeling becomes hot
When the light goes off
The hot becomes pure
When the light goes off
There is no sin

When the light goes on
The life return to normal…

Author: André Luiz Maurer