Um amigo...

Mas o que é um amigo? Se você colocar no Google terá inúmeros retornos para a pesquisa. De frases celebres à sonetos e poemas. 
*Já escrevi um post sobre amizade, mas este é sobre o amigo, a pessoa amigo.


 "Amigo é aquele que sabe tudo a seu respeito e, mesmo assim, ainda gosta de você. "
Kim Hubbard
Porém ao meu ver cada pessoa entende esta palavra de um modo diferente, uns assumem, atualmente, que trocar duas palavras com uma pessoa em um club a noite é ser amigo, ou adicionar no Facebook como “amigo” automaticamente os torna amigos de primaveras. Ainda, o amigo do amigo também é meu amigo... Já ouvi também o que chamo de amigos rótulo, servem para algumas coisas ou situações, mas não para outras, exemplos: amigo de balada, amigo para sexo, amigo pro futebol, amigo da academia, amigo do trabalho. Rótulos.

"Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante; a amizade sente-se, não se diz."
Machado de Assis

Não é de hoje que esta palavra já banalizou, talvez até muito antes do, falecido, Orkut. Mas atualmente o sentido, o sentimento, que esta palavra evoca também anda se perdendo pelas esquinas das avenidas.

"O silêncio é um amigo que nunca trai."

Como já disse, existem muitos ditos, musicas e conceitos para amigos, mas todos eles têm alguns pontos em comum. Amigos são sinceros, a relação de amizade deve ser sincera, sem mentiras ou traições. Amigos choram e riem sem vergonha, sem medo. Amigos entendem os defeitos e são entendidos em suas carências. A distância não desfaz amizades, nem os compromissos. Amigos se amam, sem preconceitos ou timidez de demonstrar isto ao mundo.
Há amigos mais chegados do que irmãos, diz a bíblia (Provérbios 18.24). Eu concordo muitas vezes o amigo assume um papel de irmão mais velho ou mais novo, nos ensina e é ensinado, este aspecto na realidade é o que mais me encanta, a possibilidade de que a amizade seja também uma relação de desenvolvimento mútuo, seja intelectualmente ou sentimentalmente.

O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos.

Também pactuo deste conceito, dito por Aristóteles. Entendo que na amizade há uma ligação que vai além de características palpáveis e concretas, creio que exista uma ligação além da pele. Acreditem, sei do que falo, pois tenho amigos em cantos diversos do país e do mundo, podemos não nos falar por dias, semanas, meses, mas ao reencontro é como se não houvesse passado horas. Existe a ligação do carinho, da conversa, dos gostos e nada disto a distância física muda. A distância física é apenas uma distância, não muda a ligação que existem entre os amigos. Muitas pessoas, casais, se separam, pois não se sentem mais ligados, juntos, então a distância física não diz o quão amigo é ou não é. Abraços, beijos, jantares, caminhadas, café e baladas juntos, também não são termômetro para amizades.

"Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos."
Miguel Unamuno

Na amizade existe uma parte que ninguém gosta muito, principalmente eu que sou do signo de Câncer e me apego forte nas pessoas, ainda mais se gosto delas, costumo dizer tenho ótimos amigos e que deles, cuido eu! Mas dias atrás andei conversando com amigas e falamos sobre o tempo, o tempo que as pessoas permanecem em nossas vidas. Lembrei-me de um texto da Martha Medeiros chamado Razão, Estação ou Vida inteira (leia aqui), no qual ela fala disto, que as pessoas tem razão para entram em nossa vida, nos ajudar, suprir carências, acolher emocionalmente ou simplesmente estar com você, mas do nada a relação acaba e a pessoa se vai ou se afasta, sem que nada de errado entre vocês aconteça. Bom, a razão acabou ela já te ajudou. As pessoas também vêm por Estação, por um período, te ensina coisa lindas, te dão prazer, te levam para passear e apresentam coisas novas, mas é por uma estação, logo se vão, mas sua passagem não foi em vão. Pessoas que permanecem uma Vida inteira, permanecem, pois tem algo emocional, espiritual, de vida para ensinar ou compartilhar ou serem ensinadas. Lições de família, de amor, de trabalho de futuro, enfim de vida! Como ela diz no texto e acrescenta “amor é cego, mas a amizade é clarividente” (adorei esta passagem). Realmente a amizade ilumina e ensina!


Entre os parágrafos coloquei citações e dizeres de celebres sobre amizade. Um  que li, é interessante, é um ditado chinês que diz:

Difícil é ganhar um amigo em uma hora; fácil é ofendê-lo em um minuto.

E realmente já aconteceu com pessoas que conheço e também aconteceu comigo, não por que eu quis, mas porque as pessoas interpretam as palavras, as atitudes e as situações de modos diferentes, e não tente explicar, só piora! Dói quando isto acontece, mas quase sempre faz parte da vida, do destino e do tempo.

       "Não te abras com teu amigo
       Que ele um outro amigo tem.
       E o amigo do teu amigo
       Possui amigos também..."
             Mario Quintana


O post que escrevi foi, particularmente, para que eu pudesse por minhas ideias em ordem e também rever meus conceitos sobre amizades, pessoas, e proximidades da minha vida com a de outros, mas o mais importante, eu precisava entender que as pessoas realmente tem um prazo de validade em nossas vidas, e que nem sempre é “longa vida”, as vezes é por uma Estação, e devemos deixar esta pessoa ir, e cada um seguir seu caminho. 

Infelizmente é dolorido e as lágrimas trazem lembranças, mas se algo os afasta também pode ser por uma Estação... Ou claro por uma Vida inteira, é quando a energia não se reconhece mais!

"Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica..."

Boa noite, fiquem bem e Luz!

2 comentários:

  1. Meu Deus!
    eu adorei tanto o teu texto.......
    tanto mesmo! eu queria ter toda a sua "clarividência" rs, em relação a amizade... eu também me apego muito e quase sempre saio ferida...
    O seu texto me ajudou de alguma forma ;)

    relicariodasrafleur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yatap, tudo bem? Que bom que gostou do post. Espero que realmente possa ter te ajudado em relação a duvidas ou questionamentos que poderias ter sobre a amizade ou os amigos. Relações são relações e nos rendem algumas lições também. Grande Beijo!

      Excluir